Você tem problemas com seu software atual ?

Como gerenciar o que eu não posso medir ?
24 de junho de 2019

É importante avaliar se está na hora de evoluir seu sistema (ERP). A nova gestão, com conceitos como os da industria 4.0, necessita de softwares especialistas em seu negócio.

O primeiro sistema, quando uma empresa inicia suas atividades, geralmente é a opção mais em conta. Até mesmo porque, nesta fase o proprietário/gestor sabe tudo que está em produção, o que tem para pagar e o que tem para receber. Porém logo é necessário controlar o fluxo de informações em planilhas e quando a empresa atinge um tamanho em que o volume de dados é manipulado por mais de uma pessoa, já se torna comum o aparecimento frequente de erros, perda de tempo e de eficiência com a necessidade de retrabalho. Isso sem considerar os erros humanos mais comuns, que sempre acontecem por exemplo, quando seu laboratório faz um desenvolvimento em que é necessário ajuste, mas este não é informado para quem faz o custo e o preço de venda.

Hoje as empresas precisam de integração entre os setores, o software ERP precisa falar a mesma “língua” da engenharia/laboratório até o faturamento ! A melhor forma de obter isso é um sistema especializado no seu segmento, que já tenha sido criado com a estrutura própria para atender as necessidades do seu negócio.

Um exemplo de problema que encontramos no mercado, onde softwares generalistas ainda estão funcionando, é no controle de estoque. Em lavanderias e tinturarias, ele exige exatidão e volumes diferenciados para cada processo. De um modo geral, as empresas que não contam com sistemas especializados, ainda tem problemas com registro incorreto dos reprocessos e remontas de produtos químicos.

Um software especializado vai suportar e apoiar o gerenciamento da produção e consequentemente o estoque de insumos. No caso do nosso sistema, ele também registra o consumo em cada programação, maquinada executada. (Isso será muito importante para o Bloco K do SPED FISCAL!).
Outro recurso importante, é a conexão da balança de pesagem de químicos ao sistema. Este controle online, além de aumentar a eficiência por estar sincronizado com o PCP, também resolve a questão da baixa do estoque que é feita automaticamente.

Lembre-se: o seu foco como gestor deve ser em seu negócio e não em ensinar ao desenvolvedor do software como ele deve funcionar.
A Multitherm desenvolve software ERP para lavanderias e tinturarias 100% integrados com o chão de fábrica (automações da máquinas). Nosso software foi desenvolvido em conjunto com as automações no chão de fábrica. Para nós a industria já é 4.0 desde 1990.