A sua empresa está preparada para a retomada do mercado?

Integração de controladores e software na GS Tinturaria
25 de julho de 2017
Automação e software integrado garantem padronização na tinturaria Fiobras
22 de agosto de 2017

O cenário econômico dos últimos anos não tem sido favorável para a indústria têxtil no Brasil. A retração do mercado prejudicou a indústria e reduziu significativamente os investimentos no setor. Mas a expectativa é de recuperação gradativa da economia. Segundo dados do Portal Brasil, a expectativa de crescimento do mercado é de 2,3% para 2018.

Os sinais de melhora também podem ser percebidos no segmento têxtil. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), o setor deve gerar 10 mil postos de trabalho até o fim de 2017. No que diz respeito a investimentos, a projeção é de R$ 1,75 bilhão para 2017, contra apenas R$ 1,67 bilhão em 2016.

A questão do momento é: a sua empresa está preparada para esta retomada? Confira abaixo em quais aspectos você deve estar atento para que a sua empresa aproveite a melhora do mercado e se destaque dos concorrentes:

Tecnologia

Sabe aquele investimento em tecnologia que você postergou por causa do momento econômico? Aproveite o otimismo do mercado antes que os seus concorrentes façam isso antes de você. Com uma indústria cada vez mais disputada e profissionalizada, quem não investe em tecnologia na automação de processos acaba ficando para trás. Investir em inteligência e processos automatizados não apenas reduz a chance de erro humano e retrabalho, mas promove economia de insumos e garante um produto mais padronizado e de qualidade. O seu cliente agradece e as finanças da sua empresa também.

Controle de indicadores financeiros

Acompanhar os números do mercado é essencial para nortear os seus investimentos e expectativa de retorno. Mas como o próprio nome diz, eles são apenas indicadores. Compare-os com as finanças da sua empresa, para ter certeza de que eles também representam a sua realidade. Se o mercado mostra sinais de melhora e a sua empresa não, é necessário descobrir qual o motivo e adotar uma nova estratégia.

Atendimento

Não importa por qual momento a sua empresa esteja passando: o seu cliente sempre é parte fundamental do sucesso de sua empresa. Por isso, por mais que a sua equipe esteja empenhada em outros setores, nunca descuide do atendimento aos clientes. De nada adianta ter o melhor produto e preço do mercado se o atendimento não for satisfatório. Um bom relacionamento cria vínculos e fidelidade com seus clientes. 

Gerenciamento de pessoas

Além de trabalhar pela satisfação dos seus clientes, invista em quem está ainda mais próximo: na sua equipe. Profissionais treinados e motivados são fundamentais em qualquer tipo de negócio. Por isso, tenha certeza de que a sua equipe é composta por eles. As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode ter, pois são elas que fazem com que os negócios aconteçam. Os processos são executados pelas pessoas, a atenção que é destinada na execução dos processos pela sua equipe reflete o quanto ela está satisfeita ou não com a empresa. Falhas acontecem, porém, são proporcionais ao comprometimento que a equipe tem com a empresa. São as pessoas que garantem a satisfação do seu cliente. O empenho de cada um dentro do seu setor e função fará toda a diferença.

Queda dos juros

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorreu em julho decidiu reduzir em 1% a taxa Selic. A taxa que estava em 10,25% foi reduzida para 9,25% a.a. Desde outubro de 2013 é a primeira vez que a taxa de referência atinge um índice abaixo dos 10%, o que mostra sinais de melhora na economia brasileira. De acordo com o site Valor Econômico, a Selic abaixo de 8% até o final do ano já está no radar dos economistas. Com os juros caindo, os investimentos ficam mais atrativos e caminhamos para um final de ano com tendência positiva no mercado de consumo. São mais roupas girando a economia brasileira. Vamos em frente que o cenário é otimista!