Na próxima semana será comemorada a Semana do Meio Ambiente. Nos dias de hoje, empresas eficientes não precisam causar danos à natureza. Com os recursos naturais tão escassos em nosso planeta, este é um pensamento que deve ser colocado em prática. Contribuindo para esse novo modelo de gestão, a tecnologia é aliada das empresas e permite produtividade com eficiência e economia de insumos.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o mercado têxtil brasileiro se posiciona como quarto maior produtor do mundo. Com um volume tão expressivo, a responsabilidade social também deve mover o mercado e alternativas sustentáveis precisam entrar nos objetivos estratégicos das empresas. O impacto ambiental pode ser menor se a causa for abraçada por toda a cadeia.
Dentro do segmento têxtil, as tinturarias, lavanderias de beneficiamento jeans e lavanderias brancas já começaram a modernizar suas estruturas. Com o objetivo de melhorar a gestão dos seus processos, obter ganhos de produção, rentabilidade e maior controle sobre as operações, já aparecem resultados na sustentabilidade, que é um fator observado por muitas empresas como uma vantagem competitiva.
Sandro Martins, proprietário da Lavanderia Cristal de Rio do Sul (SC), em uma entrevista ao GBL Jeans, citou que “na parte de tingimento, por exemplo, a automação diminuiu o reprocessamento de peças com economia de insumos.” Em outra ocasião, o diretor da empresa, Hiago Butzke Martins exemplificou que “a maior vantagem é a economia e a parte ambiental, pois os recursos estão escassos. Se toda a cadeia produtiva tivesse a preocupação de investir em automação o impacto ambiental seria bem menor”. A Lavanderia Cristal percebeu uma redução de pelo menos 40% na geração de efluentes e na energia elétrica e vapor a economia chegou a 20%.
Em dezembro de 2017, o diretor Eduardo Borin da Lavanderia Dinâmica de Maringá (PR) citou que “desde 2004 a Dinâmica usa o sistema de gestão empresarial da Multitherm interligado à automação das máquinas de lavar, trazendo padronização dos processos e informações mais precisas da produção”. O atual momento econômico requer administração eficaz de estoques e a indústria passa a trabalhar com maior volume de produção em períodos mais curtos de entrega. Segundo Borin “esse movimento traz mais desafios à administração e requer sistemas de gestão bem azeitados”.
O que a Lavanderia Dinâmica e a Lavanderia Cristal têm em comum? Software e automação integrados. A indústria 4.0 já é realidade nessas empresas. Na Semana do Meio Ambiente, você poderá conferir no nosso blog como algumas empresas estão fazendo a sua parte na diminuição do impacto ambiental.
Confira os cases de sucesso dessas empresas no nosso site: Lavanderia Cristal e Lavanderia Dinâmica. E no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, tem mais informação para você. Acompanhe o nosso blog!
WhatsApp us