5 passos para o sucesso da sua empresa em 2018

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sucesso empresa

Novo ano, novas resoluções e objetivos, certo? O sentimento de renovação que é tão comum para as pessoas também se reflete nos planos das empresas. Afinal, este será um ano para ser cauteloso ou para fazer investimentos arrojados? A resposta para esta pergunta pode variar muito, por isso, para tomar decisões assertivas e transformar 2018 em um ano de sucesso para a sua empresa listamos alguns passos essenciais não apenas para este início de ano, mas para serem lembrados no decorrer de todos os meses:

  1. Faça uma avaliação realista do último ano

Como já comentamos, o ponto de partida varia muito de empresa para empresa. E para saber onde a sua se encontra nada mais sadio do que avaliar o ano que se passou. Mas atenção: faça uma análise realista. Não se deixe levar apenas pelos bons ou maus momentos, é preciso colocar na balança o que 2017 representou na história da empresa. A partir daí é possível identificar e corrigir falhas, bem como investir em boas práticas que tenham contribuído para a empresa.

  1. Rever a análise SWOT da sua empresa

Em algum momento a sua empresa já deve ter sido submetida a uma análise SWOT, que mede forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Mas o que nem todos os gestores se atentam é de que esta análise deve ser revista com uma certa frequência, afinal o mercado muda, assim como a sua empresa e correções de rumo devem ser tomadas quando necessário. Nada melhor do que começar o ano com esta atualização. Lembre-se de que as forças e fraquezas estão sob total domínio da empresa, então depende apenas dos gestores manter ou modificar estes fatores. Já as oportunidades e ameaças são fatores externos, que a sua empresa não pode mudar, mas deve se preparar e oferecer uma resposta positiva ao mercado.

  1. Consulte a sua equipe em todas as pontas

Uma prática muito comum é consultar apenas um conselho de gestores e profissionais do alto escalão para definir as prioridades e estratégias da empresa. Enquanto isso, você pode ter funcionários do chão de fábrica que enxergam as coisas de forma completamente diferente e possuem sugestões e soluções que os administradores nunca imaginaram. Converse com estes profissionais e ouça o que eles têm a dizer. Em muitas oportunidades eles fornecem sugestões válidas na operacionalização das atividades que podem resultar em uma mudança positiva, já que eles sabem o que acontece no dia a dia. A sua equipe tem tanto interesse no sucesso da sua empresa quanto você e pode ter muito a contribuir na construção do seu plano de ação.

  1. Estabeleça objetivos e planejamento

Com total conhecimento dos fatos é muito mais simples estabelecer objetivos e a estratégia para alcançá-los de forma assertiva. Alguns autores e pensadores recomendam estabelecer apenas um objetivo, mas para muitas empresas isso não é o suficiente. Procure identificar ao menos um objetivo externo e outro interno, o que pode envolver aumentar a produção, oferecer mais produtos, melhorar a margem de lucro ou até mesmo melhorar as condições de trabalho, por exemplo. Somente você saberá dizer o que é mais importante neste momento para a sua empresa. E para garantir que o objetivo seja alcançado, planejamento é fundamental. Lembre-se de sempre monitorar o andamento do planejamento para ter certeza de que ele está sendo seguido à risca.

  1. Não se esqueça do objetivo maior

Agora que você já sabe o que a sua empresa precisa alcançar neste ano, avalie se o objetivo é condizente com o propósito da instituição. Afinal, qual será a importância de 2018 na jornada da companhia? O ano ajudará a empresa a alcançar seu objetivo maior ou corre o risco de desviá-la do percurso? Estas são perguntas essenciais para que você comece o ano com o planejamento necessário e visualize o que deu certo ao final do ano. A sensação de ter dado um passo à frente em vez de dois para trás é concretizada se você sabe onde quer chegar e no final do ano avalia de fato onde e como chegou.

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