Pense em uma gestão sustentável para sua empresa

empresas eficientes
Empresas eficientes não causam danos à natureza
29 de maio de 2018
indústria 4.0 e sustentabilidade para empresas
A relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade
6 de junho de 2018
Gestão sustentável

Não importa o segmento de atuação ou o volume processado diariamente pela sua empresa. O que importa é a atitude com o meio ambiente. Você já se perguntou o que está fazendo para melhorar o futuro e garantir a qualidade da nossa água por exemplo? A tecnologia pode ser sua aliada neste processo e este é o momento de investir em controle na gestão sustentável para sua empresa.

A Multitherm possui clientes engajados, que além de se preocuparem com seu negócio tem grande cuidado com o planeta onde vivemos. Na matéria Empresas eficientes não causam danos à natureza, que iniciou nossos posts em comemoração à Semana do Meio Ambiente, apresentamos algumas indústrias que já investiram na modernização do seu parque fabril, se destacam no mercado brasileiro e suas opiniões em relação aos resultados alcançados. São empresas brasileiras que dão um show em sustentabilidade e visão de futuro.

– Investimento em gestão sustentável só traz lucros

A causa já é abraçada na cadeia têxtil brasileira por grandes marcas. Dentro do segmento, destacamos as tinturarias, lavanderias de beneficiamento jeans e lavanderias brancas que são exemplo de comprometimento com a sociedade e a preservação da natureza.

Felipe Cavaliunas Ferreira, gerente de projetos da Emphasis Jeans, localizada em Avaré (SP), cita que: “A economia de insumos com a automação chega a 25% para água e 20% para os produtos químicos”. Esses números são reflexo de outro compromisso que a empresa já relatou em entrevista ao GBL Jeans: a prioridade da empresa em reduzir o consumo de água na sua produção.

Da mesma forma pensa Antônio Carlos Tomazoni, sócio administrador da Lavanderia Tomazoni Beneficiamento Têxtil, de Rio do Sul (SC): “Ganhamos na eficiência. A eliminação de possíveis problemas é substancial. Outra vantagem é a economia de água, que representa aproximadamente 20%, seguida de energia elétrica e vapor, itens que fazem a diferença quando controlados mensalmente, significando maior margem no final do mês”.

Outra empresa consciente com essa tendência é a Lavanderia Santo André, de Natal (RN). O gerente industrial Juci Nunes afirmou ao portal GBL Jeans que “a automação diminui erros humanos e padroniza os procedimentos, resultando em uma economia de 40% de água por mês”.

No segmento de tinturaria industrial, as empresas também se posicionam a favor da gestão sustentável. Um belo exemplo é a Tinturaria Fiobrás, localizada em Indaial (SC). O diretor Audiere Schulz define que por meio da automação também é possível ter um fluxo de trabalho melhor, com redução de desperdícios.

Já o diretor Tinturaria GS, de Gaspar (SC), Alexandre Henrique Nascimento, aponta que: “os investimentos realizados pela GS Tinturaria retornaram para a empresa com a entrega de alta qualidade em seus serviços para seus clientes, o que gera um diferencial competitivo para atuar no mercado”.

Em um mercado extremamente competitivo como o de lavanderia branca, centavos fazem a diferença. A Lava Sul, de Bombinhas (SC) é um exemplo de atitude e gestão sustentável.  A empresa é uma lavanderia de higienização com foco no atendimento de hotéis e processa aproximadamente 18 toneladas por dia. O diretor César Honhof descreve a facilidade de possuir um software de monitoramento remoto, já integrado à automação: “consigo ver da minha sala a quantidade de roupa que está sendo lavada por dia e quanto produto químico está sendo utilizado no dia a dia”.

Conceitos modernos como o da indústria 4.0 já estão cada vez mais próximos e a postura de eliminação de desperdício se faz importante, pois retira das operações o que não gera valor as empresas.