Cerca de 35% dos hotéis brasileiros utilizam serviços de lavanderias terceirizadas para a higienização do enxoval. A tendência é de que este número aumente para que os hotéis possam reduzir custos e responsabilidades, focando no atendimento aos seus hóspedes. Com um mercado em vias de se tornar cada vez mais competitivo, quem oferece o melhor custo/benefício sai na frente da concorrência. Para que a sua lavanderia seja sempre a primeira escolha dos clientes, fique atento a estas dicas:
O nome do segmento já diz tudo: higienização. Tenha a certeza de que os seus processos garantem a entrega de peças realmente limpas e livres de manchas. A garantia da qualidade da limpeza não passa apenas pela qualidade dos produtos químicos, mas também na utilização de insumos corretos de acordo com o material recebido. Por exemplo, manchas de alguns tipos de medicamentos são invisíveis aos olhos, mas devem ser igualmente eliminadas. Outros cuidados também dizem respeito ao manuseio do enxoval, que não deve entrar em contato com o chão, além da equipe, que deve utilizar toucas, luvas e acessórios que evitem eventuais sujidades.
Quando se produz para diversos clientes o cuidado com os enxovais deve ser ainda maior. Garanta a organização de materiais para que os enxovais não sejam misturados e sejam sempre devolvidos na quantidade em que foram entregues. Avalie bem as condições das peças que chegam a sua lavanderia e registre qualquer irregularidade para comunicar ao hotel. Isso pode compreender peças com avarias, como furos e rasgos, que não tenham sido causadas pela lavanderia. Comunique o hotel prontamente para que eles estejam cientes do estado da peça. Ao devolver as peças higienizadas, tenha certeza de que elas sejam submetidas a um rigoroso controle de qualidade, que avalie limpeza, alvejamento e passadoria.
A conservação tanto do seu equipamento como dos enxovais dos seus clientes está diretamente relacionada à qualidade e à quantidade dos seus insumos. Quanto maior a vida útil do enxoval, melhor. Por isso, avalie com muito cuidado os componentes químicos e tenha a certeza de que eles estão sendo utilizados nos tecidos adequados. A quantidade dos insumos também deve ser controlada, já que a sua falta ou excesso podem comprometer a qualidade das peças ou exigir um relave.
A organização e entrega de um produto realmente higienizado passa pelo transporte. Mas nem sempre esta etapa é de responsabilidade da lavanderia, não é mesmo? Um diferencial que a sua lavanderia pode ter é oferecer este serviço de leva e traz para os seus clientes. Com certeza pesará a favor da sua empresa na hora de fechar o fornecedor.
A necessidade de relavar constantemente as peças prejudica o seu processo, a sua margem de lucro e os enxovais dos clientes. Por isso, eles próprios já estão atentos à taxa de relave de lavanderias fornecedoras, que costuma ser de no máximo 12%. Se você não sabe a taxa de relave ou tem um número maior que 12%, o próximo item é para você.
Para ter a certeza de que as máquinas estejam recebendo as quantidades corretas de insumos e garantindo produtividade e qualidade, a automação é indispensável para a sua lavanderia. Controladores e centrais de dosagem garantem inteligência e eficiência ao processo, diminuindo a chance de erro humano, de relaves e, consequentemente, melhorando a margem de lucro da lavanderia. Para garantir o acompanhamento do processo também há um aplicativo de monitoramento remoto, que permite leitura em tempo real e manutenção do processo. Todas estas soluções são oferecidas pela Multitherm. Para conhecê-las clique aqui.
Por mais que a qualidade do seu serviço seja melhor, o preço ainda impera na negociação dos hotéis para fechar com uma lavanderia. Garanta que o seu preço esteja dentro da realidade de mercado reduzindo os seus custos. Isso pode ser feito por meio de automação e software de acompanhamento, mencionados no item anterior. Com um serviço diferenciado e um preço competitivo, a sua lavanderia garante clientes fiéis e destaque no mercado.
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